17 de agosto de 2021

Por UTIs mais seguras e eficientes: conheça o Projeto UTIs Brasileiras

Por UTIs mais seguras e eficientes: conheça o Projeto UTIs Brasileiras

Com o cenário da pandemia, as Unidades de Tratamento Intensivo tem sido um assunto cada vez mais em pauta. Falar sobre o desempenho, qualidade e gestão das UTIs se tornou essencial, e mais ainda, incentivar políticas de saúde e estratégias para melhorar o atendimento e tratamento de pacientes em estado crítico. E essa iniciativa já vem sendo aplicada e incentivada pelo Projeto UTIs Brasileiras criado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira em parceria com a Epimed Solutions.

O projeto não só estimula o uso de indicadores de qualidade e caracteriza o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras, como também compartilha informações que possam ser úteis para melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes, como a observação do tempo de permanência e a redução da exposição a riscos assistenciais, principais categorias diagnósticas e comorbidades, evolução de suportes invasivos e desfechos de quadros clínicos.

Projetos semelhantes já existem em países como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, e mostram-se uma base essencial para a melhoria da eficiência e agilidade das UTIs, do cuidado com os pacientes em estado grave e o desenvolvimento de pesquisas clínicas.

As UTIs inscritas no projeto coletam e compartilham as informações com o Sistema Epimed Monitor, que utiliza dados estruturados com definições e orientações específicas que fazem o registro destes dados, e recebem o Selo Participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva. Ao fazerem a gestão adequada, através do acompanhamento dos indicadores de qualidade e desempenho será conferido às Unidades o Selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho.

Se a sua UTI já faz a gestão desses dados, mas ainda não participa do Projeto UTIs Brasileiras, basta preencher um formulário básico que a equipe responsável entrará em contato com você.

E para ficar por dentro de novidades e conteúdos relevantes para a sua UTI, é só acompanhar o nosso blog.


Fale Conosco

Entre em contato para tirar suas dúvidas e saber como usar o Roundover na sua UTI.

contato@approundover.com.br

btn btn