6 de janeiro de 2022

Práticas que podem agilizar o atendimento de emergência

Práticas que podem agilizar o atendimento de emergência

Ao falarmos em unidades de saúde, muitas pessoas logo associam a longas filas e horas de espera. Esse cenário é problemático não só para quem aguarda o atendimento, como também para os profissionais que terão que lidar com um ambiente de estresse e reclamações.

Em alguns desses casos, não se trata só do inconveniente de esperar muito tempo para ser atendido, mas sim da espera oferecer um risco de piora no quadro do paciente e até possível falecimento.

Mas com algumas práticas simples é possível reduzir as filas e espera, melhorar a eficácia do atendimento e a produtividade da equipe. Confira!

Estabelecer uma triagem rigorosa

É essencial que os profissionais tenham conhecimentos avançados para identificar o nível de prioridade no atendimento de cada paciente, assim os mais urgentes podem receber os primeiros cuidados ainda no momento da triagem, o que não só reduz a incidência de erros e a taxa de insatisfação como otimiza o atendimento de urgência.

Fazer a gestão das jornadas de trabalho

As unidades de emergência operam 24h por dia, por isso, é preciso ter uma boa gestão para organizar as escalas de turnos da melhor maneira, identificando os horários de pico para evitar um número inadequado de médicos e enfermeiros nesses momentos.

Analisar as áreas problemáticas e estimular a comunicação

É preciso fazer uma revisão dos processos internos da unidade para identificar as áreas que apresentam falhas e corrigi-las, em alguns casos a ineficiência e baixa produtividade podem ser causadas por falha na comunicação, portanto, vale investir em campanhas internas e softwares de gestão.

Investir na capacitação profissional

A capacitação é um dos pilares principais de uma unidade ágil e eficiente, quanto mais os gestores investem em treinamento e plataformas que otimizam os processos, maior será a satisfação dos pacientes e os índices de produtividade do setor.

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